segunda-feira, 4 de março de 2013

A extrutura da terra

A extrutura da terra
 
A terra está subdividida em três camadas principais que são:crosta ou crusta , manto e núcleo.
 
 
Crosta : é a parte superficial da terra e pode atingir até 30km de profundidade , o seu principal constituinte é o silício e o alumínio.
Manto : parte intermédia da terra , pode atingir 2900km de profundidade e o seu principal constituinte é o silício.
Núcleo : parte central da terra , pode atingir 6371km de profundidades os seus principais constituintes são ferro e níquel.
 
Dentro da terra temos duas descontinuidades que separam as três camadas que são: a descontinuidade de mohorovicic e descontinuidade de Gutenberg.

descontinuidade de mohorovicic - local onde as ondas sísmicas mudam bruscamente de velocidade.
descontinuidade de Gutenberg - local onde as ondas sísmicas deixam de se propagar.
 
 
Relativamente ao modelo mais recente da estrutura terra ele já se divide em mais camadas que são:crosta continental ,crosta oceânica ,manto superior ,manto inferior ,núcleo externo e núcleo interno.
 
 
 Profundidades dos mantos:
 
crosta oceâneca - 0km - 12km
crosta continental - 0km - 70km
manto superior - 30km - 700km
manto inferior - 700km - 2900km
núcleo externo - 2900km - 5159km
núcleo interno - 5150km - 6371km
 
 
 Modelo actual da extrutura da terra
 
 O modelo actual da extrutura da terra divide a terra em cinco camadas:litosfera ,astenosfera , mesosfera ,endosfera externa e endosfera interna.
 

 
Litosfera - atinge os 100 km dentro de água e os 200km em terra a principal caracteristica desta camada é ser rígida e possuir um comportamento sólido.Ela abrange a crosta e parte do manto superior.
Astenosfera - Tem 250 km de profundidade é composta por um material parcialmente fundido.Abrange uma parte do manto superior.
Mesosfera - Atinge 2900km de profundidade ,comporta-se como um material sólido.Esta camada situa-se entre a base da astenosfera e o núcleo externo.
Endosfera - a sua parte externa é liquida enquanto que a parte interna é sólida.Esta camada está dividida em dois:endosfera externa e endosfera interna.Corresponde ao núcleo da terra.


1 comentário: